Missão/Visão

Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.

Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.

Um dos postulados básicos do pensamento econômico da sociedade industrial é a imagem de um fluxo unidirecional, com duas extremidades infinitas: recursos infinitos em uma das pontas e um depósito, de dimensões infinitas também, para receber todo tipo de resíduos no outro extremo.

Esta é a razão pela qual atualmente não se considera errado consumir indefinidamente nossos recursos não renováveis e produzir sempre mais resíduos. Encontramo-nos numa situação absurda no mundo hoje: centenas de milhares de hectares de solos produtivos são sistematicamente degradados enquanto indústrias e municípios desperdiçam centenas de milhares de toneladas de matéria orgânica.

Esse material deveria retornar aos solos, de onde originalmente provém, mas, ao contrário, é tido como lixo, sujeira, enfim, como um material que precisamos descartar. Os ciclos naturais precisam novamente ser fechados, se quisermos praticar desenvolvimento ecologicamente sustentável.

Quando surge um problema de resíduo não nos perguntamos como podemos nos livrar ou esconder essa sujeira, mas como reconduzi-lo a um ciclo natural ou industrial.

Dentro desta concepção promovemos o gerenciamento de resíduos fábrica adentro, atingindo os setores onde resíduos e efluentes são gerados. Separando-os convenientemente evitamos as misturas indesejáveis.

Em decorrência do reaproveitamento de resíduos a VIDA desenvolve produtos agrícolas e fornece matérias primas e insumos para indústrias de diversos setores.

No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa, mas também estabelece nichos para a fauna.

A educação ambiental promove nova percepção do mundo: holística, sistêmica, ecológica. Através da participação da iniciativa privada na comunidade desenvolve-se a cidadania ambiental sensibilizando e orientando para atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável.

A partir de um pensar global e de um agir local buscamos uma melhor qualidade de vida e do ambiente.

1 ESCOPO

Este documento estabelece a política e diretrizes para a gestão da qualidade, meio ambiente e das relações de trabalho da Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda. seus funcionários e colaboradores.

2 DISPOSIÇÕES GERAIS

É meta da empresa Vida estar em conformidade com todas as leis, normas e boas práticas relativas à qualidade de seus produtos, proteção ambiental e relação de trabalho com seus colaboradores.

A segurança ambiental de suas atividades é de importância fundamental, está na origem da empresa e a prevenção de danos ao meio ambiente é de tal importância que será dada precedência sobre a produtividade sempre que necessário.

É considerada fundamental a atualização e monitoramento dos riscos ambientais em todas as unidades da empresa, garantindo a segurança nas atividades em longo prazo.

Acidentes ou incidentes ambientais devem ser avaliados para evitar o agravamento ou repetição dos mesmos e o planejamento de todas as unidades devem estar alinhadas para haver ampliação de experiências adquiridas.

Com relação à qualidade de produtos, a ação da empresa deve garantir a qualidade de seus produtos através do planejamento da atividade, implantação de estruturas adequadas, manutenção de equipamentos, monitoramento de parâmetros de qualidade dos produtos, registros nos órgãos de controle e análise crítica do sistema.

A integração com as empresas contratantes é fundamental e os procedimentos da empresa Vida seguirão as normativas da contratante quando houver necessidade ou solicitação.

Todos os funcionários devem estar instruídos e capacitados a reconhecer os riscos das atividades e incentivados a ter um papel proativo de fiscalização e atuação na melhoria contínua dos processos da empresa.

A relação entre todos funcionários e a direção da empresa é de total liberdade para que todos possam expressar suas particularidades e através das diferenças individuais, chegar ao bem comum de desenvolvimento pessoal e coletivo. A empresa oferece um ambiente de trabalho saudável sem distinção entre as pessoas independente da origem, cultura, cor, identidade sexual, nacionalidade, opinião política, necessidade especial ou qualquer outro atributo individual que não tenha relação com o trabalho a ser executado.

Entendemos que a boa relação e respeito mútuo entre todos os funcionários é fundamental para uma convivência pacífica.

2.1 MISSÃO

Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.

Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.

2.2 NOSSA VISÃO

Um dos postulados básicos do pensamento econômico da sociedade industrial é a imagem de um fluxo unidirecional, com duas extremidades infinitas: recursos infinitos em uma das pontas e um depósito, de dimensões infinitas também, para receber todo tipo de resíduos no outro extremo.

Esta é a razão pela qual atualmente não se considera errado consumir indefinidamente nossos recursos não renováveis e produzir sempre mais resíduos. Encontramo-nos numa situação absurda no mundo hoje: centenas de milhares de hectares de solos produtivos são sistematicamente degradados enquanto indústrias e municípios desperdiçam centenas de milhares de toneladas de matéria orgânica.

Esse material deveria retornar aos solos, de onde originalmente provém, mas, ao contrário, é tido como lixo, sujeira, enfim, como um material que precisamos descartar.

Os ciclos naturais precisam novamente ser fechados, se quisermos praticar desenvolvimento ecologicamente sustentável.

Quando surge um problema de resíduo não nos perguntamos como podemos nos livrar ou esconder essa sujeira, mas como reconduzi-lo a um ciclo natural ou industrial.

Dentro desta concepção promovemos o gerenciamento de resíduos fábrica adentro, atingindo os setores onde resíduos e efluentes são gerados. Separando-os convenientemente evitamos as misturas indesejáveis.

Em decorrência do reaproveitamento de resíduos a VIDA desenvolve produtos agrícolas e fornece matérias primas e insumos para indústrias de diversos setores.

No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa,

mas também estabelece nichos para a fauna.

A educação ambiental promove nova percepção do mundo: holística, sistêmica, ecológica. Através da participação da iniciativa privada na comunidade desenvolve-se a cidadania ambiental sensibilizando e orientando para atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável.

A partir de um pensar global e de um agir local buscamos uma melhor qualidade de vida e do ambiente.

3 RESPONSABILIDADE NO CONTROLE DE QUALIDADE, PROTEÇÃO AMBIENTAL E REQUISITOS ESSENCIAIS DO TRABALHO DAS UNIDADES DA EMPRESA

A empresa Vida está estruturada com responsáveis técnicos de atuação global, com grande experiência no setor e que planejam e estabelecem os Manuais de Operação e Planos de Controle de Qualidade para cada unidade conforme as características intrínsecas de cada uma e que são confeccionadas de forma individual para abarcar as demandas locais tanto do órgão ambiental quanto do tipo de produtos gerados.

A empresa tem um Gerente Operacional que é o representante da administração e tem como principal função garantir os recursos para operacionalização de todas as unidades da empresa.

O controle de qualidade e operação tem gestores que atuam em diversas unidades e revisão a atuação de cada filial para conferir a aderência ao programa estabelecido através de relatórios e visitas programadas aos locais de atuação.

Cada filial tem um gestor local específico para a unidade que são responsáveis técnicos operacionais, devidamente qualificados e registrados junto aos Conselhos de Classe e devem estar em sintonia com os Manuais e Planos estabelecidos para garantir a operação segura das atividades.

Toda a comercialização dos produtos e assistência técnica aos consumidores é controlado pelo departamento de vendas que atua nas unidades com vistorias locais e em sintonia com o controle de qualidade e o gestor local.

Todos os funcionários devem receber orientação e recorrer a este gestor local sempre que tiverem demandas, dúvidas e sugestões que auxiliem na melhoria da gestão de qualidade e proteção ambiental.

A política de contratação de pessoal para cada unidade deve prever o cumprimento da legislação trabalhista, contratar funcionários habilitados para a função sem distinção de cor, raça, religião, sexo, identidade sexual, opinião política, nacionalidade, origem ou necessidade especial.

Não serão admitidos menores de idade e a política de menor aprendiz será garantida com a contratação de entidades de ensino local que tenham programas sólidos para controle dessa atividade, como SENAI.

Todas as atividades deverão ser realizadas de comum acordo entre o funcionário e o gestor direto com o direito de recusa garantido tanto para questões de segurança quanto para solicitações de horas extras ou troca de turno de trabalho.

A livre associação com sindicato ou outras organizações é incentivado e os contatos entregues aos funcionários contratados que irão buscar a sindicalização caso seja de seu interesse, conforme a normativa atual de vínculo sindical.

O canal de comunicação direta para reclamações, sugestões ou dificuldades é com o gestor local ou o Técnico de Segurança e o setor de Recursos Humanos, na Matriz, está aberto para qualquer tipo de comunicação que se faça necessária através do telefone: (51) 3328 8060, email vida@vida-e.com.br ou nossa pagina de Ouvidoria.



INTRODUÇÃO

A Vida é uma sociedade empresarial por quotas de responsabilidade limitada.

Atuando desde a década de 1980 em gerenciamento, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos industriais, a Vida presta serviços e desenvolve produtos a partir dos resíduos tratados.

Nossa grande inspiração é o fundador da empresa – o ambientalista José Antonio Lutzenberger – que dedicou boa parte de  suas atividades à reversão do impacto da atividade industrial sobre o ambiente.

 

OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo sedimentar e gerar comprometimento de valores e diretrizes para nortear a conduta de nossos gestores, colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes e todos com quem nos relacionamos para realizar nossas operações.

 

MISSÃO E VALORES DA VIDA

Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.

Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida

Princípios que vão reger o cumprimento de nossa missão:

ÉTICA: 

• honestidade - transparência – legalidade

TECNOLOGIA: 

• abordagem sistêmica - intervenção evolutiva - tecnologia sustentável

COLABORADOR:

• engajamento individual e coletivo na filosofia da empresa

• visão holística, curiosidade intelectual, espírito inovador, criatividade, dinamismo

CLIENTE:

• com demanda ambiental, intenção de agir e recursos para fazê-lo

PARCEIRO:

• com ética similar à nossa e que trabalhe com competência e seriedade

DIRETRIZES

 1. Cuidado com o Meio Ambiente

A segurança ambiental das atividades é de importância fundamental, está na origem da empresa e a prevenção de danos ao meio ambiente é de tal importância que será dada precedência sobre a produtividade sempre que necessário.

 2. Conformidade da Lei

Temos por norma cumprir todas as leis e regulamentações vigentes, especialmente mas não se limitando às de natureza trabalhista, previdenciária, ambiental, de direitos humanos e fiscal/tributária a nível municipal, estadual e federal.

Garantimos também estar regularmente constituídos e possuir as licenças, documentações, certificados e registros necessários junto aos órgãos competentes para exercício de nossas atividades.

Não serão admitidos menores de idade e a política de contratação de menor aprendiz será garantida com a contratação de  entidades de ensino local que tenham programas sólidos para controle dessa atividade.

 3. Igualdade e Diversidade

Valorizamos um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e não admitimos atos de preconceito ou discriminação de qualquer  espécie, seja em razão de raça, etnia, gênero, religião, orientação sexual, nacionalidade, descendência ou origem, posição política, passagem pelo sistema prisional, classe social, idade, estado civil, gravidez, deficiência, peso, altura, estilo de vida ou  qualquer outra característica física ou pessoal.

Promoveremos a inclusão de pessoas com deficiência na composição da força de trabalho assim como as demais cotas  determinadas por Leis.

A livre associação com sindicato ou outras organizações é incentivada e os contatos entregues aos colaboradores contratados  para a sindicalização caso seja de seu interesse, conforme a normativa atual de vínculo sindical.

 4. Saúde e Segurança no Trabalho

Oferecemos um ambiente de trabalho em condições dignas de saúde e segurança, seguindo as leis e normas aplicáveis.

Todos os colaboradores devem estar instruídos e capacitados a reconhecer os riscos das atividades e incentivados a ter um  papel proativo de fiscalização e atuação na melhoria contínua dos processos da empresa.

As atividades deverão ser realizadas de comum acordo entre o colaborador e seu gestor direto com o direito de recusa garantido  tanto para questões de segurança quanto para solicitações de horas extras ou troca de turno de trabalho.

 5. Relações Interpessoais

Tratamos com dignidade e atenção todos aqueles com quem nos relacionamos dentro ou fora da empresa, incentivando atuação positiva com objetividade, honestidade, transparência, lealdade, cortesia, respeito mútuo e colaboração.

A relação entre colaboradores e gestores da Vida é de liberdade com responsabilidade para que todos possam expressar suas particularidades e, através das diferenças individuais, chegar ao bem comum de desenvolvimento pessoal e coletivo.

 6. Trabalho Infantil e Trabalho Escravo 

A Vida repudia, não permite nem utiliza trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo.

 7. Abuso de Poder e Assédio

Não compactuamos com práticas coercitivas por meio de abuso de poder, tratamento desumano ou degradante, punição  corporal ou assédio, seja econômico, moral, sexual, racial, político, religioso ou de qualquer outro tipo.

 8. Corrupção e Fraudes

São intoleráveis quaisquer condutas fraudulentas ou que possam constituir ato de corrupção ou suborno, nem outra forma de  influência por meio da qual se busque obter vantagens indevidas ou tratamento preferencial.

 9. Proteção de Dados

Respeitamos a segurança da informação, privacidade e proteção dos da dos pessoais, cumprindo inclusive a Lei Geral de  Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD), o Regulamento Geral de Proteção de Dados (2016/679 – RGPD ou  GDPR), além de normas gerais e setoriais sobre os temas, bem como guias de boas práticas compatíveis com nossa atividade.

 10. Ética nas Relações Comerciais

A Vida demanda que colaboradores, gestores, fornecedores, clientes e demais contrapartes não pratiquem atos e condutas  anticompetitivos contrários às leis que regulam e protegem a livre concorrência.

 Declara ainda:

       comprometer-se quanto à veracidade dos dados informados, como os relacionados a temas jurídicos, fiscais, econômico financeiros, de saúde e segurança, de meio ambiente e de qualidade;

       assegurar a qualidade e a clareza das informações durante a negociação e administração dos contratos;

       não tolerar ou praticar atos de espionagem empresarial nem qualquer prática de concorrência desleal;

       não repassar a terceiros informações confidenciais de clientes e fornecedores.

11. Canais de Comunicação e Denúncias

O canal de comunicação direto para reclamações, sugestões ou dificuldades são o gestor local e o Técnico de Segurança. O  setor de Recursos Humanos, na Matriz, está aberto para qualquer tipo de comunicação ou denúncia através do  telefone/whatsapp (51) 98595-4030, e-mail rhvidamatriz@gmail.com ou, se preferir, por contato geral da empresa no telefone  (51) 3328 8060 ou pelo e-mail vida@vida-e.com.br.

Também está disponível um Canal de Ouvidoria neste site, cujo link Ouvidoria

Todas as pessoas envolvidas – tanto no recebimento como na avaliação da situação – têm o dever de manter o mais absoluto  sigilo das informações apuradas. Além disso, não é admitida qualquer espécie de retaliação contra quem relata ou denuncia  comportamento duvidoso, suspeito, antiético ou faça perguntas, relatos e exponha dúvidas.

 12. Conduta Esperada

Para o cumprimento do presente código é esperado de gestores, colaboradores, acionistas e fornecedores que:

       Respeitem e não agridam as pessoas, animais e o ambiente natural;

       Não roubem nem desviem bens da empresa, colegas ou terceiros;

       Conservem os bens, equipamentos, EPIs, uniformes que lhe são confiados;

       Utilizem de forma responsável os meios de comunicação/informáticos disponibilizados pela empresa e não realizem ilegalidades como uso indevido de conteúdos com direitos autorais, roubo de informação, plágio nem acessem conteúdos que contenham abuso à dignidade humana, divulgação de conteúdos falsos (fake news) e incentivo ao consumo de substâncias proibidas.

       No ambiente de trabalho é proibido o consumo e porte de drogas ilícitas, a ingestão de bebidas alcoólicas ou trabalho em estado de embriaguez;

       Nas dependências da empresa é proibido o porte de armas de qualquer natureza, mesmo que esteja legalizada;

       Não são tolerados homofobia, assédio moral ou sexual, bullying, nem quaisquer situações de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade ou constrangimento, entre outros.

       É proibido falsificar documentos, marcas ou produtos, ocultar acidentes ou incidentes, realizar ou estar envolvido em atividades ou condutas ilegais;

       É proibido oferecer ou aceitar dinheiro, presentes e benefícios pessoais de qualquer valor.

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