Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.
Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.
Um dos postulados básicos do pensamento econômico da sociedade industrial é a imagem de um fluxo unidirecional, com duas extremidades infinitas: recursos infinitos em uma das pontas e um depósito, de dimensões infinitas também, para receber todo tipo de resíduos no outro extremo.
Esta é a razão pela qual atualmente não se considera errado consumir indefinidamente nossos recursos não renováveis e produzir sempre mais resíduos. Encontramo-nos numa situação absurda no mundo hoje: centenas de milhares de hectares de solos produtivos são sistematicamente degradados enquanto indústrias e municípios desperdiçam centenas de milhares de toneladas de matéria orgânica.
Esse material deveria retornar aos solos, de onde originalmente provém, mas, ao contrário, é tido como lixo, sujeira, enfim, como um material que precisamos descartar. Os ciclos naturais precisam novamente ser fechados, se quisermos praticar desenvolvimento ecologicamente sustentável.
Quando surge um problema de resíduo não nos perguntamos como podemos nos livrar ou esconder essa sujeira, mas como reconduzi-lo a um ciclo natural ou industrial.
Dentro desta concepção promovemos o gerenciamento de resíduos fábrica adentro, atingindo os setores onde resíduos e efluentes são gerados. Separando-os convenientemente evitamos as misturas indesejáveis.
Em decorrência do reaproveitamento de resíduos a VIDA desenvolve produtos agrícolas e fornece matérias primas e insumos para indústrias de diversos setores.
No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa, mas também estabelece nichos para a fauna.
A educação ambiental promove nova percepção do mundo: holística, sistêmica, ecológica. Através da participação da iniciativa privada na comunidade desenvolve-se a cidadania ambiental sensibilizando e orientando para atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável.
A partir de um pensar global e de um agir local buscamos uma melhor qualidade de vida e do ambiente.
1 ESCOPO
Este documento estabelece a política e diretrizes para a gestão da qualidade, meio ambiente e das relações de trabalho da Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda. seus funcionários e colaboradores.
2
DISPOSIÇÕES GERAIS
É meta da empresa Vida estar em conformidade com todas as leis, normas e boas práticas relativas à qualidade de seus produtos, proteção ambiental e relação de trabalho com seus colaboradores.
A segurança ambiental de suas atividades é de importância fundamental, está na origem da empresa e a prevenção de danos ao meio ambiente é de tal importância que será dada precedência sobre a produtividade sempre que necessário.
É considerada fundamental a atualização e monitoramento dos riscos ambientais em todas as unidades da empresa, garantindo a segurança nas atividades em longo prazo.
Acidentes ou incidentes ambientais devem ser avaliados para evitar o agravamento ou repetição dos mesmos e o planejamento de todas as unidades devem estar alinhadas para haver ampliação de experiências adquiridas.
Com relação à qualidade de produtos, a ação da empresa deve garantir a qualidade de seus produtos através do planejamento da atividade, implantação de estruturas adequadas, manutenção de equipamentos, monitoramento de parâmetros de qualidade dos produtos, registros nos órgãos de controle e análise crítica do sistema.
A integração com as empresas contratantes é fundamental e os procedimentos da empresa Vida seguirão as normativas da contratante quando houver necessidade ou solicitação.
Todos os funcionários devem estar instruídos e capacitados a reconhecer os riscos das atividades e incentivados a ter um papel proativo de fiscalização e atuação na melhoria contínua dos processos da empresa.
A relação entre todos funcionários e a direção da empresa é de total liberdade para que todos possam expressar suas particularidades e através das diferenças individuais, chegar ao bem comum de desenvolvimento pessoal e coletivo. A empresa oferece um ambiente de trabalho saudável sem distinção entre as pessoas independente da origem, cultura, cor, identidade sexual, nacionalidade, opinião política, necessidade especial ou qualquer outro atributo individual que não tenha relação com o trabalho a ser executado.
Entendemos que a boa relação e respeito mútuo entre todos os funcionários é fundamental para uma convivência pacífica.
2.1
MISSÃO
Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.
Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.
2.2
NOSSA VISÃO
Um dos postulados básicos do pensamento econômico da sociedade industrial é a imagem de um fluxo unidirecional, com duas extremidades infinitas: recursos infinitos em uma das pontas e um depósito, de dimensões infinitas também, para receber todo tipo de resíduos no outro extremo.
Esta é a razão pela qual atualmente não se considera errado consumir indefinidamente nossos recursos não renováveis e produzir sempre mais resíduos. Encontramo-nos numa situação absurda no mundo hoje: centenas de milhares de hectares de solos produtivos são sistematicamente degradados enquanto indústrias e municípios desperdiçam centenas de milhares de toneladas de matéria orgânica.
Esse material deveria retornar aos solos, de onde originalmente provém, mas, ao contrário, é tido como lixo, sujeira, enfim, como um material que precisamos descartar.
Os ciclos naturais precisam novamente ser fechados, se quisermos praticar desenvolvimento ecologicamente sustentável.
Quando surge um problema de resíduo não nos perguntamos como podemos nos livrar ou esconder essa sujeira, mas como reconduzi-lo a um ciclo natural ou industrial.
Dentro desta concepção promovemos o gerenciamento de resíduos fábrica adentro, atingindo os setores onde resíduos e efluentes são gerados. Separando-os convenientemente evitamos as misturas indesejáveis.
Em decorrência do reaproveitamento de resíduos a VIDA desenvolve produtos agrícolas e fornece matérias primas e insumos para indústrias de diversos setores.
No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa,
mas também
estabelece nichos para a fauna.
A educação ambiental promove nova percepção do mundo: holística, sistêmica, ecológica. Através da participação da iniciativa privada na comunidade desenvolve-se a cidadania ambiental sensibilizando e orientando para atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável.
A partir de um pensar global e de um agir local buscamos uma melhor qualidade de vida e do ambiente.
3 RESPONSABILIDADE NO CONTROLE DE QUALIDADE, PROTEÇÃO AMBIENTAL E REQUISITOS ESSENCIAIS DO TRABALHO DAS UNIDADES DA EMPRESA
A empresa Vida está estruturada com responsáveis técnicos de atuação global, com grande experiência no setor e que planejam e estabelecem os Manuais de Operação e Planos de Controle de Qualidade para cada unidade conforme as características intrínsecas de cada uma e que são confeccionadas de forma individual para abarcar as demandas locais tanto do órgão ambiental quanto do tipo de produtos gerados.
A empresa tem um Gerente Operacional que é o representante da administração e tem como principal função garantir os recursos para operacionalização de todas as unidades da empresa.
O controle de qualidade e operação tem gestores que atuam em diversas unidades e revisão a atuação de cada filial para conferir a aderência ao programa estabelecido através de relatórios e visitas programadas aos locais de atuação.
Cada filial tem um gestor local específico para a unidade que são responsáveis técnicos operacionais, devidamente qualificados e registrados junto aos Conselhos de Classe e devem estar em sintonia com os Manuais e Planos estabelecidos para garantir a operação segura das atividades.
Toda a comercialização dos produtos e assistência técnica aos consumidores é controlado pelo departamento de vendas que atua nas unidades com vistorias locais e em sintonia com o controle de qualidade e o gestor local.
Todos os funcionários devem receber orientação e recorrer a este gestor local sempre que tiverem demandas, dúvidas e sugestões que auxiliem na melhoria da gestão de qualidade e proteção ambiental.
A política de contratação de pessoal para cada unidade deve prever o cumprimento da legislação trabalhista, contratar funcionários habilitados para a função sem distinção de cor, raça, religião, sexo, identidade sexual, opinião política, nacionalidade, origem ou necessidade especial.
Não serão admitidos menores de idade e a política de menor aprendiz será garantida com a contratação de entidades de ensino local que tenham programas sólidos para controle dessa atividade, como SENAI.
Todas as atividades deverão ser realizadas de comum acordo entre o funcionário e o gestor direto com o direito de recusa garantido tanto para questões de segurança quanto para solicitações de horas extras ou troca de turno de trabalho.
A livre associação com sindicato ou outras organizações é incentivado e os contatos entregues aos funcionários contratados que irão buscar a sindicalização caso seja de seu interesse, conforme a normativa atual de vínculo sindical.
O canal de
comunicação direta para reclamações, sugestões ou dificuldades é com o gestor
local ou o Técnico de Segurança e o setor de Recursos Humanos, na Matriz, está aberto para
qualquer tipo de comunicação que se faça necessária através do telefone: (51) 3328 8060, email vida@vida-e.com.br ou nossa pagina de Ouvidoria.
INTRODUÇÃO
A Vida é
uma sociedade empresarial por quotas de responsabilidade limitada.
Atuando
desde a década de 1980 em gerenciamento, tratamento e reciclagem de resíduos
sólidos industriais, a Vida presta serviços e desenvolve produtos a
partir dos resíduos tratados.
Nossa
grande inspiração é o fundador da empresa – o ambientalista José Antonio
Lutzenberger – que dedicou boa parte de
suas atividades à reversão do impacto da atividade industrial sobre o
ambiente.
OBJETIVO E ABRANGÊNCIA
O presente
Código de Ética e Conduta tem por objetivo sedimentar e gerar comprometimento
de valores e diretrizes para nortear a conduta de nossos gestores,
colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes e todos com quem nos
relacionamos para realizar nossas operações.
MISSÃO E VALORES DA VIDA
Nosso
negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável,
ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.
Nossa
missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria,
execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de
contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida
Princípios
que vão reger o cumprimento de nossa missão:
❖ ÉTICA:
• honestidade
- transparência – legalidade
❖ TECNOLOGIA:
• abordagem
sistêmica - intervenção evolutiva - tecnologia sustentável
❖ COLABORADOR:
• engajamento
individual e coletivo na filosofia da empresa
• visão
holística, curiosidade intelectual, espírito inovador, criatividade, dinamismo
❖ CLIENTE:
• com
demanda ambiental, intenção de agir e recursos para fazê-lo
❖ PARCEIRO:
• com ética similar à nossa e que trabalhe com competência e seriedade
DIRETRIZES
1. Cuidado com o Meio Ambiente
A segurança
ambiental das atividades é de importância fundamental, está na origem da
empresa e a prevenção de danos ao meio ambiente é de tal importância
que será dada precedência sobre a produtividade sempre que necessário.
2. Conformidade da Lei
Temos por
norma cumprir todas as leis e regulamentações vigentes, especialmente mas não se
limitando às de natureza trabalhista, previdenciária, ambiental, de
direitos humanos e fiscal/tributária a nível municipal, estadual e federal.
Garantimos
também estar regularmente constituídos e possuir as licenças, documentações,
certificados e registros necessários junto aos órgãos competentes para
exercício de nossas atividades.
Não serão
admitidos menores de idade e a política de contratação de menor aprendiz será
garantida com a contratação de entidades
de ensino local que tenham programas sólidos para controle dessa atividade.
3. Igualdade e Diversidade
Valorizamos
um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e não admitimos atos de preconceito
ou discriminação de qualquer espécie,
seja em razão de raça, etnia, gênero, religião, orientação sexual,
nacionalidade, descendência ou origem, posição política, passagem pelo sistema
prisional, classe social, idade, estado civil, gravidez, deficiência, peso,
altura, estilo de vida ou qualquer outra
característica física ou pessoal.
Promoveremos
a inclusão de pessoas com deficiência na composição da força de trabalho assim
como as demais cotas determinadas por
Leis.
A livre
associação com sindicato ou outras organizações é incentivada e os contatos
entregues aos colaboradores contratados
para a sindicalização caso seja de seu interesse, conforme a normativa
atual de vínculo sindical.
4. Saúde e Segurança no Trabalho
Oferecemos
um ambiente de trabalho em condições dignas de saúde e segurança, seguindo as
leis e normas aplicáveis.
Todos os
colaboradores devem estar instruídos e capacitados a reconhecer os riscos das
atividades e incentivados a ter um papel
proativo de fiscalização e atuação na melhoria contínua dos processos da
empresa.
As
atividades deverão ser realizadas de comum acordo entre o colaborador e seu
gestor direto com o direito de recusa garantido
tanto para questões de segurança quanto para solicitações de horas
extras ou troca de turno de trabalho.
5. Relações Interpessoais
Tratamos
com dignidade e atenção todos aqueles com quem nos relacionamos dentro ou fora
da empresa, incentivando atuação positiva com objetividade, honestidade,
transparência, lealdade, cortesia, respeito mútuo e colaboração.
A relação
entre colaboradores e gestores da Vida é de liberdade com responsabilidade para
que todos possam expressar suas particularidades e, através das diferenças
individuais, chegar ao bem comum de desenvolvimento pessoal e coletivo.
6. Trabalho Infantil e Trabalho Escravo
A Vida
repudia, não permite nem utiliza trabalho infantil, forçado ou análogo ao
escravo.
7. Abuso de Poder e Assédio
Não
compactuamos com práticas coercitivas por meio de abuso de poder, tratamento
desumano ou degradante, punição corporal
ou assédio, seja econômico, moral, sexual, racial, político, religioso ou de
qualquer outro tipo.
8. Corrupção e Fraudes
São
intoleráveis quaisquer condutas fraudulentas ou que possam constituir ato de
corrupção ou suborno, nem outra forma de
influência por meio da qual se busque obter vantagens indevidas ou
tratamento preferencial.
9. Proteção de Dados
Respeitamos
a segurança da informação, privacidade e proteção dos da dos pessoais,
cumprindo inclusive a Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD), o Regulamento
Geral de Proteção de Dados (2016/679 – RGPD ou
GDPR), além de normas gerais e setoriais sobre os temas, bem como guias
de boas práticas compatíveis com nossa atividade.
10. Ética nas Relações Comerciais
A Vida
demanda que colaboradores, gestores, fornecedores, clientes e demais
contrapartes não pratiquem atos e condutas
anticompetitivos contrários às leis que regulam e protegem a livre
concorrência.
•
comprometer-se
quanto à veracidade dos dados informados, como os relacionados a temas
jurídicos, fiscais, econômico financeiros, de saúde e segurança, de meio
ambiente e de qualidade;
• assegurar a qualidade e a clareza
das informações durante a negociação e administração dos contratos;
•
não
tolerar ou praticar atos de espionagem empresarial nem qualquer prática de
concorrência desleal;
•
não
repassar a terceiros informações confidenciais de clientes e fornecedores.
11. Canais de Comunicação e Denúncias
O canal de
comunicação direto para reclamações, sugestões ou dificuldades são o gestor
local e o Técnico de Segurança. O setor de
Recursos Humanos, na Matriz, está aberto para qualquer tipo de comunicação ou
denúncia através do telefone/whatsapp
(51) 98595-4030, e-mail rhvidamatriz@gmail.com
ou, se preferir, por contato geral da empresa no telefone (51) 3328 8060 ou pelo e-mail vida@vida-e.com.br.
Também está disponível um Canal de Ouvidoria neste site, cujo link Ouvidoria
Todas as
pessoas envolvidas – tanto no recebimento como na avaliação da situação – têm o
dever de manter o mais absoluto sigilo
das informações apuradas. Além disso, não é admitida qualquer espécie de
retaliação contra quem relata ou denuncia
comportamento duvidoso, suspeito, antiético ou faça perguntas, relatos e
exponha dúvidas.
12. Conduta Esperada
Para o
cumprimento do presente código é esperado de gestores, colaboradores,
acionistas e fornecedores que:
•
Respeitem
e não agridam as pessoas, animais e o ambiente natural;
•
Não
roubem nem desviem bens da empresa, colegas ou terceiros;
•
Conservem
os bens, equipamentos, EPIs, uniformes que lhe são confiados;
•
Utilizem
de forma responsável os meios de comunicação/informáticos disponibilizados pela
empresa e não realizem ilegalidades como uso indevido de conteúdos com direitos
autorais, roubo de informação, plágio nem acessem conteúdos que contenham abuso
à dignidade humana, divulgação de conteúdos falsos (fake news) e incentivo ao
consumo de substâncias proibidas.
•
No
ambiente de trabalho é proibido o consumo e porte de drogas ilícitas, a
ingestão de bebidas alcoólicas ou trabalho em estado de embriaguez;
•
Nas
dependências da empresa é proibido o porte de armas de qualquer natureza, mesmo
que esteja legalizada;
•
Não
são tolerados homofobia, assédio moral ou sexual, bullying, nem quaisquer
situações de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade ou
constrangimento, entre outros.
•
É
proibido falsificar documentos, marcas ou produtos, ocultar acidentes ou
incidentes, realizar ou estar envolvido em atividades ou condutas ilegais;
•
É
proibido oferecer ou aceitar dinheiro, presentes e benefícios pessoais de
qualquer valor.