Vida

Paisagismo

No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa, mas também estabelece nichos para a fauna. As atividades humanas podem e devem ser limpas e, ao mesmo tempo belas, assim com ecologicamente integradas.

Na elaboração e acompanhamento da implantação de Projetos e Ante-Projetos Paisagísticos nossa filosofia de trabalho é facilitar e conduzir esta evolução dentro de preceitos ecológicos, tendo em mente os seguintes objetivos:

  • Recuperação da biodiversidade dos ecossistemas naturais existentes, cultivando espécies de plantas típicas da paisagem natural de cada região, dando ênfase aquelas mais raras ou em extinção;
  • Preservação e recuperação das principais comunidades paisagísticas existentes;
  • Cultivo de espécies de plantas atrativas à fauna;
  • Manejo de entulhos e terra resultantes de demolições e terraplenagens de obras, integrando platôs e pequenos morros paisagísticos construídos com estes materiais à paisagem local;
  • Criação de espaços de lazer e contemplação para o público, em parques e praças ou para funcionários e visitantes de empresas;
  • Integração entre o paisagismo e atividades lúdicas ou de educação ambiental.

A experiência do sócio fundador da VIDA, José Lutzenberger, em paisagismo ecológico, remonta aos anos de 1970, quando idealizou e executou o Parque da Guarita em Torres, ainda hoje um dos cartões postais da cidade. Desde então, Lutzenberger fez inúmeros trabalhos em empresas, com destaque para o Parque Ecológico da Klabin Riocell, em Guaíba, e para instituições públicas.

O exemplo mais próximo de seu trabalho em paisagismo natural é a sede rural da Fundação Gaia - o Rincão Gaia, uma propriedade rural demonstrativa e experimental em agricultura sustentável com cerca de 30 hectares e que se formou ao redor de uma pedreira, sendo hoje uma atração paisagística, especialmente pelo belo lago que ali se formou, proporcionando aos frequentadores agradáveis momentos de lazer e recreação.

Lutzenberger buscou sempre criar em consonância com o potencial natural intrínseco dos locais, ressaltando suas próprias belezas e fomentando o seu pleno desenvolvimento. Ao final, o visitante se defronta com paisagens de rara beleza e que, por outro lado, parecem absolutamente naturais. Com exceção de algumas intervenções estrategicamente situadas, o restante, em seu esplendor natural, apresentam-se como se fossem resquícios de natureza intocada e altamente rica em diversidade.

Lutzenberger formou ao redor de si um grupo de agrônomos e biólogos com esta filosofia de trabalho e que vem elaborando projetos paisagísticos e coordenando a implantação de parques e áreas verdes junto a municípios e empresas públicas e privadas.

   Exibir # 
# Título do Artigo Acessos
 
Buscar

Conheça a central de Eldorado do Sul-RS Conheça a central de Belmonte-BA Conheça a central de Três Barras-SC
Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda.
Rua Jacinto Gomes, 39 - Bairro Santana - CEP 90040-270 - Porto Alegre-RS
Fone: +55 (51) 3328 8060 / Fax +55 (51) 3055 1245